sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Criando nuvens artificiais no Photoshop

Oi galera!

Introdução

Bem, o tutorial de hoje - pelo meu ponto de vista - é o mais fácil que eu já fiz para o Tuto de Tudo até hoje. Simplesmente iremos criar nuvens artificiais em qualquer imagem utilizando a Brush Tool (Ferramenta Pincel). Praticamente com uns dois à quatro cliques teremos um trabalho profissional realizado com sucesso.

Informações

Programa utilizado: Adobe Photoshop CS3 Extended
Subcategoria: Efeitos
Idioma do programa: Inglês (EUA)
Nível de dificuldade:
O mais fácil do mundo
Resultado final:
Aqui

Tutorial

1. Antes de executar seu Photoshop: Clique aqui para baixar o pacote que contém os pincéis com o efeito de nuvem artificial, e siga corretamente o rápido tutorial - de como instalar os pincéis - que vem junto com esse download.

Obs: O arquivo disponibilizado para download pesa 12.5 MB. E está no formato .zip.


2. Neste tutorial utilizarei essa foto, mas nada impede que seja usada outra foto de seu gosto, porém, é necessário que a foto tenha pelo menos um céu limpo. Existe mais fotos de "céu limpo" aqui! Para abrir a foto do tutorial pressione CTRL + O e abra a foto escolhida.

img_tuto1

Obs: Para baixar a imagem acima, clique com o botão direito do mouse na opção "Salvar link como...".

3. Agora pressione CTRL + SHIFT + ALT + N e crie uma nova camada no seu documento, esta camada irá ficar acima da camada original da foto, a camada Background (Plano de Fundo).

4. Acione a Brush Tool (Ferramenta Pincel) e nas configurações da ferramenta (próximo ao menu clássico do Photoshop, aquele que tem: File, Image...) tem presente uma seta para baixo, como na imagem a seguir:

img_tuto2

Ao clicar nela, aparecerá mais uma "setinha" para você gastar o botão do seu mouse, desta vez, é uma seta em direção à direita, irmã gêmea dessa:

img_tuto3

5. E clique no pincel que foi baixado anteriormente, no nosso casso, o pincel nomeado "Nuvem".

img_tuto4

Obs: Não é necessário ser selecionado o set "Nuvens", também pode ser selecionado os outros set's que vieram junto com o download, no caso, set's: "Nuvens2" e "Nuvens3".


6. Pressione a letra D do seu teclado, para que a paleta de cores do Photoshop seja resetada. E pressione X para que a mesma seja invertida. Logo, comece a clicar nas áreas "limpa" do céu, cuidadosamente. Tente não exagerar na quantidade da utilização do pincel. Também sempre é bom ir colocando pinceis de nuvem de estilos diferente, e tamanhos diferente.

Dica: Com o auxílio das teclas "[" (abre colchete), que serve para diminuir o tamanho do pincel e "]" (fecha colchete), que serve para aumentar o pincel. Isso facilitará o processo aleatório de crescimento e diminuição do pincel.

Se tudo ocorrer certo, o seu trabalho poderá está assim:

img_tuto5

PS: O passo 6 não é necessário mais detalhes, pois é um passo que utiliza da intuição da pessoa, ou seja, fica ao seu critério a posição, tamanhos, estilos das nuvens.

Fui...




... mentira, ainda estou aqui (dããñnn)!


Original de: Tuto de Tudo
Se caso você viu este post em outro blog, site, etc sem seus devidos créditos. Denuncie-o clicando aqui.

0 comentários:

© 2008
Tuto de Tudo
Todos os direitos reservados.