domingo, 3 de agosto de 2008

Efeito reflexo no Photoshop

Oi!!

Introdução

Um efeito muito utilizado hoje em dia na web é o efeito reflexo, isso por que é um efeito que mostra um grande realismo e que dá um toque profissional à uma imagem ou à um simples texto. Este mesmo efeito pode ser realizado no "Firebosta", GIMP, e até em CSS (é sério!).
Existe aqui no Tuto de Tudo um post de efeito reflexo, ou melhor, Fade Image. Feito no Fireworks e publicado por Thales, caso queira ver este post também, clique aqui.

Informações

Programa utilizado: Adobe Photoshop CS3 Extended
Subcategoria: Efeitos textuais
Idioma do programa:
Inglês (EUA)
Nível de dificuldade:
Fácil
Resultado final:
Aqui

Tutorial

1. Comece criando um novo documento no seu Photoshop indo à File > New... (Arquivo > Novo...), porém a resolução (Altura e Largura) fica à seu critério.

img_tuto1

2. Acione a Horizontal Type Tool (Ferramenta Texto Horizontal) pressionando a letra T do seu teclado e escreva o que você deseja. Para que se tenha um belo resultado é indicável que você escreva com a fonte Arial Black, ou outras que sejam em negrito.

3. Agora pressione CTRL + J para que a camada do texto seja duplicada, esta ficará acima de todas as outras.

img_tuto2

4. Desta vez pressione CTRL + T para que seja acionado o Free Transform (Tranformação Livre) na camada que acabou de ser duplicada.

img_tuto3

5. Ainda na Free Transform (Transformação Livre) clique com o botão direito do seu mouse e selecione Flip Vertical (Virar Verticalmente), como à seguir:

img_tuto4

Logo após tente deixar a camada copiada como na imagem abaixo:

img_tuto5

6. Na paleta de camadas existe um botão chamado "Add Layer Mask" (Adicionar máscara de camadas), clique nele, ele é igual ao botão destacado logo abaixo:

img_tuto6

7. Neste momento foi criado um "quadradinho" na camada copiada, certo? Então pressione a letra G do seu teclado para que seja chamada a Gradient Tool (Ferramenta Degradê), caso apareça a "Lata de Tinta", pressione SHIFT + G, ou clique no ícone localizado na sua barra de ferramentas, como eu fiz aqui:

img_tuto7

E não esqueça de observar se as configurações da Ferramenta Degradê estão como da imagem abaixo:

img_tuto8

8. Depois disso "puxe" a linha da Ferramenta Degradê segurando a tecla SHIFT ao mesmo tempo. Puxe a linha como na imagem abaixo: Do meio da palavra da camada copiada, até o fim da mesma.

img_tuto9

Seu texto ficará assim:

img_tuto10

9. Agora diminua o "Opacity" (Opacidade) da camada copiada do texto até mais ou menos 30%.

img_tuto11

Agora seu texto está assim:

img_tuto12

10. Se caso queira criar um efeito realístico no seu texto, faça o seguinte: Acione a Elliptical Marquee Tool (Ferramenta Marca Elíptica) pressionando a letra M do seu teclado ou clicando no ícone, como o da imagem abaixo:

img_tuto13

11. E faça uma seleção como esta:

img_tuto14

12. Agora pressione CTRL + SHIFT + ALT + N para que seja criada uma nova camada, e logo pressione a letra D do seu teclado e depois a letra X para que a paleta de cores seja invertida. Se caso você apertou os botões corretamente, sua paleta deve está assim:

img_tut15

13. Rapidamente pressione ALT + BACKSPACE (Tecla acima do Enter) para que toda a área seleciona seja preenchida por branco.

14. Logo altere o "Opacity" (Opacidade) da nova camada para mais ou menos 15%, como à seguir:

img_tuto16

15. No final, o nosso texto provavelmente estará assim:

img_tuto17

Obs: Eu deixei a opacidade do efeito realístico muito baixa, por que assim eu acho melhor, mas nada impede de que você possa aumentar a opacidade para que seja obtido um melhor contraste.


Flw! E amanha é segunda-feira, aff! Odeio início de semana!

P.S.: Eu agradeço à Bilu, meu primo (infelizmente), pois foi aquela desgraça que me ensinou a fazer este efeito, bem quando eu comecei a usar o Photoshop (que ele me deu...hehe). Ainda me lembro que esse infeliz me ajudou a fazer esse efeito via MSN e pelo motivo que eu esqueci de apertar o Enter após escrever o texto, fez ele pensar que o meu Photoshop estava com problema, e assim o desgraçado me fez reinstalar o Photoshop.


Original de: Tuto de Tudo
Se caso você viu este post em outro blog, site, etc sem seus devidos créditos. Denuncie-o clicando aqui.

2 comentários:

Melo disse...

ótimo tuto... mas se o fundo não for branco? como faço para esse efeito do final fique de acordo com meu background? valeu

Ramon Davi disse...

Oi Melo.

Para isso basta você alterar o Background Contents de White para Transparent. E quando for salvar o trabalho salve como .png ou .gif (lhe aconselho o .png, por ser leve e de maior qualidade).

Valeu e volte sempre!

© 2008
Tuto de Tudo
Todos os direitos reservados.