sábado, 2 de agosto de 2008

Como criar um recado em gif para orkut

Eu denovo! E aproveito para desejar um feliz fim de semana à todos!!!!!

Introdução

Se você ama aquele seu amigo ou amiga e quer por cima de tudo e de todos criar um recado em gif especialmente e exclusivamente para ele e não faz a mínima idéia de como criar um, chega! Você vai aprender a criar um agora mesmo! Só basta você ler o tutorial abaixo (Parece publicidade interativa...huahuahuahua!).

Informações

Programa utilizado: Adobe Photoshop CS3 Extended
Subcategoria: Animação
Idioma do programa:
Inglês (EUA)
Nível de dificuldade:
Intermediário
Resultado final:
Aqui

Tutorial

Obs: Este tutorial só é útil aos usuários do Photoshop CS em diante. Caso contrário a animação só poderá ser feita no Image Ready, que pelo meu ponto de vista é uma merda.

1. Comece abrindo o seu Photoshop (que não existe programa melhor que esse para criar um gif, né, Thales?!). E crie um novo documento, eu lhe indico criar o documento com o tamanho abaixo, que é um dos tamanhos padrões dos recados em gif no Orkut. Mas nada impede que você crie um documento de outro tamanho, isso fica ao seu critério. Para criar um novo documento vá até File > New... (Arquivo > Novo...) ou pressione CTRL + N.

img_tuto1

2. Como de costume, sempre algum recado em gif do orkut tem um fundo ou background de uma paisagem bonita, de um pôr-do-sol, quando é uma frase romântica Quando é de aniversário é uma imagem de balões, ou seja, o fundo é referente ao estilo de recado que você irá enviar. Neste tutorial eu irei criar um ao estilo romântico, então usarei alguma paisagem, um pôr-do-sol etc. Então para achar uma imagem dessas eu te indico o Google Imagens, nele você terá um grande conteúdo de imagens. Utilizarei esta imagem como o fundo:

img_tuto2

Obs: Se caso queira salvar a imagem clique com o botão direito do seu mouse e selecione a opção "Salvar link como...".

3. Agora abra a imagem pressionando CTRL + O e acione a Move Tool (Ferramenta Mover) pressionando a letra V do seu teclado e arraste-a para o documento criado anteriormente.

img_tuto3

img_tuto4

4. Agora com o CTRL pressionado clique sobre a miniatura da layer do nosso trabalho, isso fará que seja criado uma seleção sobre toda a imagem. E vá até Select > Modify > Border... (Seleção > Modificar > Borda...). Também defina como na imagem à seguir:

img_tuto5

Provavelmente seu trabalho estará assim:

img_tuto6

5. Agore pressione CTRL + J para que seja criada uma camada com a borda aplicada. Clique na camada da borda e vá até Layer > Layer Style > Pattern Overlay... (Camada > Estilo de Camada > Sobreposição de padrão...).

img_tuto7

Defina como à seguir:

img_tuto8

Sua borda deverá está assim...

img_tuto9

6. Pressione CTRL + E para que una-se a camada da borda junto à camada da imagem.

7. Agora acione a Horizontal Type Tool (Ferramenta Texto Horizontal) pressionando a tecla T do seu lindo teclado e digite a sua frase ou poema etc, fica ao seu critério. No meu caso eu colei uma frase da internet, nada impede que você possa fazer o mesmo. Para dá um efeito de manuscrito, utilize a fonte "Vivald", como eu fiz. No metódo de Anti-aliasing (Metódo de Suavização de serrilhado) coloque como "Strong" (Bem definida).

8. Se caso queira deixar a letra mais chamativa vá até Layer > Layer Style > Stroke... (Camada > Estilo de Camada > Traçado...) e coloque como na imagem:

img_tuto10

A este momento seu trabalho deverá está assim:

img_tuto11

9. Agora iremos colocar o famossísimo efeito glitter no nosso recado em gif. Então para isso comece pressionando CTRL + SHIFT + ALT + N (Ufa! Tomare que você não tenha 3 dedos!), com isso criaremos uma nova camada e deixe essa camada acima de todas as outras.

10. Se caso a barra "Animation" do seu Photoshop não esteja acessível no ambiente, então vá à Window > Animation (Janela > Animação), logo você notará ela lá embaixo.

img_tuto12

Eis a barra Animation do Photoshop:

img_tuto13

11. Agora começaremos a colocar os glitter's, utilizaremos um pincel para isso, então pressione a letra B do seu teclado para que seja acionada a Brush Tool (Ferramenta Pincel). E selecione o seguinte set de pincéis:

img_tuto16

E o seguinte pincel:

img_tuto17

12. Inicie pressionando o X do seu teclado para que a cor do pincel seja o branco. Agora vá clicando em diversas áreas da imagem para que seja criado o glitter, para diferenciar um pouco vá diminuindo e aumentando o tamanho do pincel, para isso basta apertar o botão ([]) do seu teclado, lembrando que para aumentar o pincel é o colchetes"fecha colchetes" (]) e para diminuir é o "abre colchetes" ([). Veja como está o meu:

img_tuto18

Também você poderá diferenciar "girando" um determinado glitter para determinada posição, tanto esquerda, quanto direita. Para isso é só pressionar CTRL + T para que seja aberta a Free Transform (Transformação Livre) e gire-o. Não esqueça de antes criar uma nova camada com o glitter à ser girado, caso contrário será girado todos os glitter's.

img_tuto19

13. Agora começaremos dá "vida" ao recado, ou seja, começaremos à criar a animação do recado. Então comece criando um novo quadro de animação na barra de animação do seu Photoshop clicando no botão, como o destacado abaixo:

img_tuto20

14. Desta vez criaremos novamente novos glitter's, mas em outros lugares. Para isso comece criando mais uma nova camada pressionando CTRL + SHIFT + ALT + N e clicando em outros lugares limpos (só não "entupa" o trabalho, né...aff!).

img_tuto21

15. Agora clique no quadro 1 da animação e retire a visiblidade (clicando no olhinho ao lado da camada) da última camada criada, volte no quadro 2 e coloque a visibilidade novamente.

16. Agora no quadro 1 clique na "setinha" do quadrado, como na imagem, também basei-se pela imagem para colocar o determinado tempo do quadro. E faça o mesmo no quadro 2, colocando o mesmo tempo de animação.

img_tuto22

17. Para finalizarmos: Salve a imagem indo em File > Save for Web & Devices... (Arquivo > Salvar para a Web e Dispositivos...) ou pressione ALT + SHIFT + CTRL + S, como na imagem...

img_tuto23

18. Na janela que acabou de abrir clique em "Save" (Salvar), sendo assim a sua animação será salva, irá aparece uma mensagem, nela clique em "Ok".

img_tuto24

19. Eis o meu recado:

img_tuto25

20. Agora iremos colocar o recado animado no orkut, então comece hospedando o recado em algum hospedeiro de imagens, não hospede no seu álbum de fotos. Você poderá hospedar nos seguintes sites abaixo:

Image Shack
Picasa da Web
Flickr
entre outros...

21. Depois que o recado for hospedado copie a URL que fica na barra de endereços do seu browser.

img_tuto26

22. Termine colando a URL na caixa de recado da pessoa que você deseja enviar.

img_tuto27

E clique em "enviar recado"!

Flw! E abraços à todos!


Original de: Tuto de Tudo
Se caso você viu este post em outro blog, site, etc sem seus devidos créditos. Denuncie-o clicando aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu quria saber como eu coloco no Orkut, ja tentei copiando o link e colando no orkut e o gif não se meche; esse gif eu salvei no picasa !!! Valeu !!

Unknown disse...

O Ramon, esse tutorial é ótimo mesmo só que eu fiz tudo que vc disse sertinho, mas na hora de colocar no Orkut eu jogo no picasa e copio o link e colo nos recados e ele nem se meche !!
Te agradeço a dica !! Valeu Ramon !!

Anônimo disse...

ola, fiz como vc disse. Mas não registrei-me com e-mail. quero saber se a imagem fica armazenada no site? pois não desejo q fique no Image Shack.

aguardo resposta...

© 2008
Tuto de Tudo
Todos os direitos reservados.