sábado, 22 de novembro de 2008

Editando print screen no Photoshop

Oi gente. Há muito tempo, heim?! Hehe, a culpa não é minha, é do PES!

Introdução

Aposto que muita gente já deve ter se perguntado sobre o que é "Print Screen". Vou dar uma breve explicação sobre ele.

O "Print Screen" é uma tecla encontrada em qualquer teclado de computador, cujo sua utilidade é fotografar o que está em trabalho na tela do seu computador.

Para fotografar, basta colocar em primeiro plano o que você deseja mostrar e então simplesmente pressione uma única vez a tecla "Print Screen/Sys Rq" - fica próxima das teclas "Scoll Lock" e "Pause/Break". E num editor de imagens (Photoshop, GIMP, Fireworks etc) ou até mesmo no Word pressione CTRL + V e a foto será colada.


Mas muitas pessoas ao fotografar telas de seu computador, acabam mostrando acidentalmente ou até "obrigatoriamente" informações que poderão ser ocultas só para usuários do computador à algum estranho, ou simplesmente à alguém que irá te ajudar em fóruns, ou assistências online. Um exemplo é no print screen de uma conversa de seu MSN, ao tirar essa foto você acaba mostrando seu e-mail (que poderá ser oculto, dependendo de você) e outras informações sigilosas. Também tem o outro lado: o lado que algumas pessoas usam para mostrar tutoriais de determinado software, e pra isso fotografam ações que estão sendo praticadas na tela e que poderão serem ensinadas à terceiros, destacamos aqui os tutoriais do Tuto de Tudo, certo?! Também há o terceiro lado: os que somente querem colocar seu ponto de qualidade único, ou melhor, que quer estilizar o seu print screen.

Lembrando que esse tutorial de hoje poderá ser útil para você que sempre quis enviar um tutorial para a gente e nunca enviou, pois não queria mostrar informações sigilosas.

Informações

Programa utilizado: Adobe Photoshop CS3 Extended
Subcategoria: Melhorias, Edição
Idioma do programa: Inglês (EUA)
Nível de dificuldade:
Fácil
Resultado final:
Aqui

Tutorial

1. Para começar, no Photoshop o processo de colagem de print's screen's é muito prático e fácil. Basta apenas você colocar em primeiro plano o que quer mostrar e pressionar a tecla Print Screen/Sys Rq, como explica o pequeno tutorial acima. Ao chegar no Photoshop, você pressiona CTRL + N ou vai à File > New... (Arquivo > Novo...) e perceba que o Photoshop identificou automaticamente a resolução da sua tela, verifique se o Background Contents (Modo de Plano de Fundo) está em Transparent (Transparente) então aperte o botão OK. Quando o documento for aberto, pressione CTRL + V ou vá à Edit > Paste (Editar > Colar).

2. Agora vamos supor que eu fui instalar o Microsoft Office Enterprise 2007 e que no decorrer do processo de instalação obteve um pequeno problema. E que eu cheio de dúvidas e a procura da ajuda, tirei uma foto do problema, no caso, da tela, e enviei para um amigo meu que é profissional nessa área. Mas esse meu amigo não é tanto "amigo" assim, pois eu não o conheço e nem principalmente confiaria nele. Então eu irei somente deixar para a visualização dele o que interessa realmente, no caso, somente a tela do erro. A tela utilizada será essa:

img_tuto1

Obs: Para salvar a imagem acima, basta clicar com o botão direito do mouse na opção "Salvar link como...".

Obs 2: Essa imagem não é de minha autoria, ela foi retirada da web, através do site Google Images.

3. Então o trabalho que eu terei será o seguinte: como na tela apresentada tem uma janela minimizada que está mostrando o suposto nome de um amigo, porém, eu não desejo mostrar esse nome do meu amigo para o meu indivíduo "amigo" dessa história. E para isso irei ocultar aquele nome com um pouquinho de estilo.

4. E para isso acione a Rectangular Marquee Tool (Ferramenta Marca de Seleção Retangular pressionando o M de seu teclado.

img_tuto2

5. E selecione somente o que você deseja mostrar/destacar.

img_tuto3

6. Pressione CTRL + J para o que estiver selecionado seja colocado numa nova camada.

7. Retire a visibilidade da Layer 0 (Camada 0) clicando no "olhinho" localizado à esquerda da mesma. Como indica a imagem abaixo:

img_tuto4

8. Agora acione a Eraser Tool (Ferramenta Borracha) nas configurações da mesma mude o Mode (Modo) de Brush (Pincel) para Block (Bloco). E passe-a nas área que não devem aparecer com o auxílio do SHIFT.

img_tuto5

9. Agora habilite novamente a visibilidade da Layer 0 (Camada 0), para isso basta clicar novamente na área que antes estava o "olhinho".

img_tuto6

10. E clique com o CTRL presionado sobre a miniatura da camada que acabou de ser criada, perceba que tudo que está nessa camada foi selecionado.

11. E pressione CTRL + SHIFT + I e por fim clique uma única vez na Layer 0 (Camada 0) até que ela fique totalmente azulada.

img_tuto7

12. Vá à Filter > Blur > Gaussian Blur... (Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano...) e coloque os valores abaixo:

img_tuto8

Clique em OK!

13. Pressione CTRL + D para desativar a seleção. Agora pressione CTRL + SHIFT + E para que todas as camadas visíveis sejam colocadas numa única camada.

14. Vá à Image > Canvas Size... (Imagem > Tamanho da Tela...) ou pressione ALT + CTRL + C. Na janela que será aberta, altere o modo de medida de cm (Centímetros) para pixels e altere em Width (Largura) do tamanho atual aumentando 100 pixels a mais, repita o procedimento em Height (Altura).

img_tuto9

Finalize com um OK!

Seu trabalho ficará assim:

img_tuto10

15. Agora vá à Layer > Layer Style > Drop Shadow... (Camada > Estilo de Camada > Sombra Projetada...). Aplique os valores a seguir:

img_tuto11

Finalize com OK!

16. E por fim vá à Image > Trim... (Imagem > Aparar...). Irá abrir uma janela e se a janela estiver com a mesma configuração da janela da imagem abaixo clique em OK.

img_tuto12

E finalmente o tão esperado resultado:

img_tuto13


Valeu! E tenham um ótimo sábado e domingo (mesmo com o "Domingão do Faustão" e "Domingo Legal"... aff).



Original de: Tuto de Tudo
Se caso você viu este post em outro blog, site, etc sem seus devidos créditos. Denuncie-o clicando aqui.

0 comentários:

© 2008
Tuto de Tudo
Todos os direitos reservados.